Corpo de Santa Teresa de Ávila (+1582) examinado e considerado incorrupto

Há um artigo fascinante na Diocese de Ávila sobre o exame do corpo de Santa Teresa de Ávila.

“Hoje foi aberto o túmulo de Santa Teresa e verificamos que ele se encontra nas mesmas condições em que foi aberto pela última vez, em 1914.” Esta é a declaração mais esperada deste 28 de agosto, e foi pronunciada pelo Postulador Geral da Ordem dos Carmelitas Descalços, Pe. Marco Chiesa.

E é a primeira conclusão a que chegaram os especialistas após a abertura, no dia 28 de agosto, do túmulo da Santa de Ávila cujo corpo permanece incorrupto desde 1582.

Isso é interessante…

O processo para chegar à urna de prata que contém o corpo de Santa Teresa é extremamente complexo. Primeiro, a laje de mármore do túmulo teve que ser removida. Depois, na sala usada para os estudos que as relíquias maiores da Santa passarão, e somente com a presença da equipe médica científica e dos membros da corte eclesiástica, o túmulo de prata foi aberto.

O túmulo, segundo eles, havia chamado a atenção deles devido ao seu “excelente” acabamento e ao “magnífico” estado de preservação em que foi encontrado, e que lhes foi doado na época pelo rei Fernando VI e sua esposa Bárbara de Bragança.

Para iniciar o estudo das relíquias do coração, braço e mão de Santa Teresa, contou-se com a colaboração dos ourives salamanques Ignacio Manzano Martín e Constantino Martín Jaén, que estarão presentes no primeiro e último dia de trabalhos.

E as famosas dez chaves do túmulo foram usadas: as três que são mantidas em Alba de Tormes, as três que o Duque de Alba emprestou a elas, e as três que o Padre Geral mantém em Roma, além da chave do rei. Três dessas chaves são para abrir o portão externo, três são para abrir o túmulo de mármore, e as outras quatro são para abrir a urna de prata.

Há várias fotos que mostram o processo de abertura e exame.

Essas questões são sempre realizadas com cuidado meticuloso, amplamente documentadas e testemunhadas. A Igreja leva as relíquias extremamente a sério e sua custódia é realizada com exatidão.

O postulador da Ordem também lembrou que as imagens de 1914 são em preto e branco, então “é difícil fazer uma comparação”. No entanto, afirmou que “as partes que foram descobertas, que são o rosto e o pé, são as mesmas que eram em 1914”.

“Não há cor, não há cor de pele, porque a pele está mumificada, mas pode ser vista, especialmente no meio do rosto. Pode ser vista bem. Os médicos especialistas podem ver o rosto de Teresa quase claramente”, enfatizou.

Mais dois pontos sobre Santa Teresa.

Primeiro, Teresa morreu em 1582 na noite em que o calendário gregoriano assumiu o lugar do calendário juliano anterior, que estava errado em vários dias. Com a implementação do calendário gregoriano, 5 a 14 de outubro foram pulados.

Então, Teresa morreu em 4 de outubro (se ela morreu antes da meia-noite) ou em 15 de outubro (se ela morreu depois). Muitas vezes, as festas dos santos são o dia em que eles morreram e “nasceram” no céu. A festa de Teresa, em qualquer caso, é em 15 de outubro… seu outro aniversário.

Além disso, Santa Teresa, além de Doutora da Igreja, é também Padroeira dos Jogadores de Xadrez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *